quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Led Zeppelin


Led Zeppelin foi uma banda britânica de rock formada em setembro de 1968, porJimmy Page (guitarra), John Bonham (bateria e percussão), John Paul Jones (baixo e teclado) e Robert Plant (vocalista e gaita). Célebre pela sua inovação, com seu som pesado orientado pelo blues-rock, o grupo é freqüentemente citado como um dos grandes progenitores do heavy metal e do hard rock, embora o estilo da banda tenha sido inspirado por fontes diversas e tenha transcendido qualquer gênero musical definido.
Led Zeppelin foi uma das bandas de rock a vender mais álbuns em toda a história, com mais de 300 milhões cópias em todo o mundo, (incluindo 109 milhões de vendas nos Estados Unidos) além de um dos grupos mais influentes na história do rock. Foram também os únicos a colocar todos seus álbuns no Top 10 da parada norte-americana Billboard.
Desde a morte do baterista John Bonham, em 1980, que colocou fim da banda, o Led Zeppelin reuniu-se apenas em ocasiões especiais. A primeira delas foi em 1985 quando participaram do concerto beneficente Live Aid - com Phil Collins e Tony Thompson (Chic) na bateria. Três anos depois, com Jason Bonham na bateria, tocaram no aniversário de 40 anos da gravadora Atlantic. Em 10 de dezembro de2007, os três membros originais do Led Zeppelin e Jason Bonham reuniram-se para um tributo a Ahmet Ertegün, fundador do selo Atlantic (morto em 2006), na O2 Arena, em Londres.

Em 1978 o álbum In Through the Out Door marcou a volta
da banda aos estúdios e também aos palcos. Apesar da falta
de novidades a banda continuava a maior do mundo. Após
uma reunião de planejamento da turnê americana, o
baterista John Bonham morre sozinho em seu quarto em
virtude de uma overdose de alcóol. A decisão de acabar
com a banda foi aceita por todos os membros restantes.

Como e quando John Bonham morreu: Em 24 de setembro de 1980, Bonham deixou Worcestershire para encontrar com a banda nos Bray studios para planejar a tour que iria acontecer nos Estados Unidos . Ele consumiu vodka com suco de laranja durante a viagem. Depois da reunião a banda seguiu para a casa de de Page em Windsor, onde Bonham continuou bebendo. Por volta de 1h45 da tarde do dia 25 de setembro o técnico de som Benji Le Fevre foi procurar por Bonham e verificou que ele não tinha pulso. Um médico foi chamado e confirmou a morte de Bonham. A autópsia revelou que a causa da morte foi um acidente: Bonham morreu sufocado no próprio vômito após beber o equivalente a 40 doses de vodka. Em 4 de dezembro de 1980 o Led Zeppelin confirmou oficialmente o fim da banda visto que não achavam possível prosseguir sem o baterista original.






















"Jimmy Page tem um total senso de visão. Ele é o Stravinsky da guitarra."
(Carlos Santana)
Visitem o site da banda: http://www.ledzeppelin.com/

Beijos Betina


Nenhum comentário:

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...